Postectomia

Postectomia

O QUE É:
A Fimose é uma condição em que o prepúcio (pele que recobre o pênis) se encontra estreitado, não permitindo a exteriorização completa da glande. Essa situação pode provocar dor e desconforto durante a ereção, atrapalhando o ato sexual e impedindo a limpeza adequada da região, levando a formação de esmegma (uma fina película branca que causa odor desagradável e aumenta as chances de infecção do pênis). A retirada do excesso de prepúcio é um procedimento cirúrgico simples e com baixas taxas de complicações.

PREPARO PRÉ-OPERATÓRIO:
Realizar os exames médicos solicitados. Você deverá levá-los consigo ao consultório e também para o hospital, na data da cirurgia.
Internar-se no hospital orientado, com a solicitação de internação dada pelo médico, além de documento com foto, carteirinha do convênio, se possível com acompanhante (obrigatório para menores de idade).
Jejum: é de extrema importância para o bom andamento da anestesia e cirurgia, devendo ser seguido com seriedade. Jejum absoluto (NEM ÁGUA) 8 horas antes do horário agendado para a cirurgia. Evitar refeições pesadas na véspera da cirurgia.
Medicamentos:
Não tomar quaisquer medicamentos que contenham antiagregantes plaquetário e anticoagulantes por pelo menos 10 dias antes da cirurgia, tais como: AAS/Aspirina/Ácido acetilsalicílico, Bufedil, Bufferin, Cibalena, Clexane, Coumadin, Doril, Ecotrin, Fitoterápicos, Fraxiparina, Ginkgo Biloba, Ginseng, Heparina, Iscover, Liquemine, Marevan, Marcoumar, Melhoral, Persantin, Plavix, Somalgin, Tanakan, Ticlid, Trental ou outros.
Se você usa qualquer tipo de calmante, antidepressivo, remédio para dormir ou até mesmo drogas, seu médico deve saber o quanto antes, para que possa tomar as medidas necessárias.
Informe no consultório os medicamentos utilizados rotineiramente e não esqueça de levá-los no dia da internaçã
Bebidas alcoólicas / Cigarros: Não ingerir bebida alcoólica 3 dias antes. IDEAL: Pare de fumar de preferência meses ou semanas antes da cirurgia pois a nicotina interfere com a cicatrização da pele.
Comunicar-se conosco com pelo menos 3 dias de antecedência caso haja algum imprevisto ou doença inesperada (gripe, etc…).
Depilação/ Tricotomia: Será realizada no Hospital
Banho: Deverá ser realizado no dia da cirurgia, devendo ser em sua residência, utilizando produtos de higiene de seu costume. Evite molhar os cabelos; se forem lavados é importante secá-los bem antes da cirurgia, com uso de secador. Não utilize cremes ou óleos para o corpo e nem perfumes.
Retire relógio, pulseiras, aliança, anéis, brincos, piercing, prótese dentária (se tiver) e qualquer objeto do cabelo, devendo ser entregue aos seus familiares ou colocado no cofre que fica em seu quarto. Vista a roupa que lhe será entregue: camisola, touca e propé.
Mantenha as unhas curtas e limpas.
Familiares: É necessária a presença de um acompanhante no momento da alta.
Transporte: Você será transportado para o Centro Cirúrgico pela enfermagem, e poderá ficar aguardando na sala pré-operatória a chegada da equipe médica e o início da cirurgia.

ANESTESIA
Anestesia ou sedação: A anestesia será definida pelo anestesiologista, após conversa com o paciente. Para a Cirurgia de Postectomia geralmente é feito uma sedação + anestesia local.

PÓS-OPERATÓRIO – HOSPITAL
Assim que terminar a cirurgia você será encaminhado para R.A. (sala de Recuperação Anestésica) localizada no Centro Cirúrgico.

Você poderá ficar na R.A. até melhorar suas condições clínicas se recuperando da anestesia até o efeito dela passar, sendo monitorizado e acompanhado pela enfermagem e pelo anestesiologista.
Após a alta da R.A. você retornará para o seu quarto fica na Unidade de Internação, onde ficará sobre cuidados da enfermagem, até que receba alta hospitalar.

O tempo médio de internação é de até 6 horas após o procedimento.

PÓS-OPERATÓRIO – RESIDÊNCIA
No momento da alta pegue atentamente todos os documentos da alta que incluem: receita médica, atestado médico, orientações específicas para o seu caso, além dos exames que você levou para o hospital.

Dieta: Normal
Retire o curativo após 24h da cirurgia.
Atividade física: Período de repouso varia de acordo com o paciente. Em média, repouso relativo (sem correr, carregar peso acima de 5 kg) por 14
Atividade sexual – Após 45 dias em média – período em que os pontos terminam de cair. ( OBS: os pontos começam a cair sozinhos após 15 dias).
Espera-se depois desse procedimento: desconforto na área do corte, pequenos sangramentos no local, deiscência de pontos após 7 dias.
Dormência no pênis é normal. A maioria dos pacientes recupera totalmente a sensibilidade em até 15 dias. Alguns casos são observados um tempo maior.
EVITE EREÇÕES !! Se ocorrer faça compressa de gelo.
Não esqueça de lavar bem o pênis com água e sabã Após a higiene passe a pomada prescrita.
A taxa de infecção da ferida e pequena.
É comum no ocorrer edema (aumento) na região operada, a melhora é progressiva.