Endourologia

Endourologia

Hiperplasia benigna da próstata

A HPB é o crescimento benigno da glândula e ocorre geralmente após os 50 anos de idade. Os principais sintomas são dificuldade para iniciar a micção, jato fino, aumento da frequência urinária inclusive à noite, atrapalhando o sono.

O tratamento pode variar desde medicações até procedimentos cirúrgicos. Atualmente a maioria dos casos cirúrgicos são realizados por via endoscópica – RTU DE PRÓSTATA, com ajuda de uma câmera através da uretra realizamos uma “raspagem” do tecido prostático.

Vale ressaltar que HPB e câncer de próstata são duas doenças diferentes.

 

 

 

 

Tratamento endoscópico para cálculo renal

Urolitíase, também conhecida como “pedras nos rins”, é uma patologia frequente e ocorre pela precipitação dos minerais presentes na urina. Esses cálculos podem ser formar em qualquer local do trato urinário, gerando algumas vezes quadros de dor súbita e intensa, a Cólica Renal.

A cirurgia para retirada de cálculos da via urinária é um procedimento cotidiano e na maioria das vezes é realizado por via endoscópica. O procedimento consiste na introdução, sob anestesia, de uma câmera através da uretra, acessando assim os cálculos, presentes na bexiga, ureter ou rim. Na maioria dos casos a recuperação é rápida, com curto tempo de internação hospitalar .