Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

Qual a diferença entre Urologista e Proctologista?

Essa é uma dúvida frequente. O médico urologista é especialista no Trato Genito urinário masculino e feminino, que trata de Rins, Ureter, Bexiga, Uretra, Próstata, Pênis e Testículos. Apesar de examinar a próstata através do toque retal, ele não é especialista nas doenças que acometem o ânus como por exemplo, Hemorroidas, Fissuras e sangramentos anais. Nestes casos, o paciente deve procurar o Proctologista.

Minha Próstata está aumentada. Será que tenho câncer?

Não necessariamente! O aumento do tamanho da próstata, também conhecido como HPB (Hiperplasia Benigna da Próstata) é um acontecimento comum com envelhecimento masculino, entretanto, não é sinônimo de câncer. São duas doenças diferentes, apesar de, em alguns casos, poderem coexistir. O urologista é o médico especialista que poderá distinguir entre as duas patologias.

A cirurgia de vasectomia tem influência na ereção?

NÃO! Na cirurgia de vasectomia apenas seccionamos os dutos deferentes (pequenos canais que transportam os espermatozoides). Esse procedimento não tem qualquer interferência na potência sexual.

Quanto tempo posso ficar com cateter Duplo Jota?

Idealmente, o tempo máximo de permanência do cateter é de até 90 dias, apesar  da constituição do material ser feita para permanecer dentro do organismo por um período maior. Se o seu caso foi resolvido e não existem mais cálculos que necessitarão de um novo procedimento, fique atento na data programada para retirada do cateter.